Você se identifica com algum dos desafios abaixo de um departamento de marketing?

  • Sua área produz muitos materiais como posts, gráficos, fotografias, vídeos, lâminas, apresentações etc..
  • Você precisa que parceiros internos e externos acessem estes materiais.
  • Você não sabe se os materiais estão de fato sendo usados.
  • Você tem medo que os parceiros irão realizar publicidade da sua marca de forma incorreta.

Se você respondeu sim para algum destes cenários, você está no lugar certo!

É comum que profissionais de Marketing & Comunicação enfrentem desafios parecidos no dia-a-dia das operações, principalmente aqueles que já tem uma demanda de produção de materiais acelerada, sejam peças de comunicação produzidas internamente pelo time de Criação, ou então terceirizadas com agências e profissionais freelancer.

Mas antes de entrarmos nas 5 dicas de maneira mais específica, vamos começar explorando os conceitos básicos:

O que são materiais de marketing?

O material de marketing, é toda peça ou conteúdo produzido pelas equipes de marketing & comunicação.

Toda estratégia de comunicação ou publicidade acaba sendo materializada - de maneira digital ou física - em um material de marketing, ou seja, aquilo que o público-alvo irá de fato ver, escutar ou sentir.

De acordo com a estratégia, cada material poderá ter um objetivo específico, como por exemplo tornar uma marca mais conhecida, o famoso Brand Awareness.

Ou mais comumente: aumentar as vendas de um produto !Veja alguns tipos de materiais:

  • Fotografias
  • Posts de rede social
  • Artes gráficas, banners
  • Vídeos
  • Apresentações
  • KV's
  • Ícones
  • Lâminas

Quem são os Parceiros?

Depende um pouco do tipo de empresa que você trabalha, mas vamos considerar 2 exemplos:

Fabricantes de diversos segmentos

Geralmente este tipo de empresa utiliza uma rede de parceiros para realizar a venda dos seus produtos, o que chamamos de Canal de Distribuição Indireta. Os parceiros podem ser:

  • Vendedores internos e externos
  • Representantes comerciais
  • Revendas
  • Distribuidores

Estes parceiros fazem o contato direto com o consumidor final para realizar a venda, já que muitas empresas não vendem diretamente para o consumidor.

Há empresas que operam com modelos híbridos de distribuição, utilizando parceiros, mas também mantendo canais de venda direta, como um e-commerce próprio. Utilizando um exemplo de uma empresa que fabrica computadores, um fluxo resumido seria ou menos assim:

  1. A empresa fabrica os computadores
  2. Os produtos são enviados para os Distribuidores, representantes e revendas
  3. Estes parceiros fazem a publicidade para seus clientes regionais
  4. O consumidor fica sabendo destes novos computadores
  5. O consumidor compra o computador

Veja que nos passos 2, 3 e 4 os materiais de marketing são essenciais!

Fotos dos produtos são essenciais para qualquer estratégia de venda.

Posts formatados para as principais redes sociais facilitam a vida dos parceiros.

Vídeos explicativos ou de publicidade geram atratividade e imersão. Artes para impressão, como flyers, catálogos e outdoors garantem a exposição offline.

Ou seja, uma distribuição eficiente garante, no fim das contas, um aumento nas vendas.

Em uma pesquisa realizada pela Adobe, foi constatado que um terço de todos os materiais criados pelo marketing, nunca são usados!

Redes, Franquias e Áreas internas

Empresas que tenham uma rede de lojas, afiliadas, unidades organizacionais ou Franquias, geralmente centralizam a produção no setor de Marketing da matriz, então os parceiros são justamente a rede que precisa de orientações e de materiais fornecidos pela matriz.

E assim como parceiros externos, as áreas internas de uma empresa também demandam o time de marketing com solicitações de materiais para divulgação, venda e instrução, como as áreas de vendas e RH, por exemplo.

Como a Distribuição de Materiais de Marketing é feita hoje?

Agora que entendemos como a produção e a distribuição de materiais de marketing são importantes, nos questionamos: Como profissionais de marketing, comunicação e comercial fazem isso hoje? Quais ferramentas são usadas? Quais os principais pontos de melhoria?

É muito comum o uso dos chamados cloud storages como Google Drive, OneDrive e DropBox, que contam com uma estrutura de pastas para você salvar seus materiais na nuvem.

Para distribuir ou compartilhar, você escolhe as pastas ou os arquivos que deseja e compartilha através de um link com os parceiros.

Alguns times também disponibilizam atalhos para estes materiais diretamente do site da empresa ou em sua rede interna de arquivos.

Outro método bastante comum é enviar arquivos via anexos por e-mail, ou ainda enviar os materiais diretamente por WhatsApp.

Quais os principais problemas na Distribuição de Materiais de Marketing?

Ao se utilizar ferramentas comuns:

Falta de organização

Principalmente porque hoje produzimos uma quantidade maior de materiais, é muito difícil manter uma estrutura de arquivos de maneira organizada utilizando as ferramentas rotineiras.

É comum que mesmo internamente, os colaboradores não encontrem materiais de maneira fácil e rápida.

Se isso já acontece dentro de casa, imagina para os parceiros externos?

Falta mão de obra para personalizar materiais

Existem muitos parceiros que querem deixar a sua marca no material promocional, ou seja, quando ele posta aquela promoção na rede social usando o material criado pelo Marketing da fabricante, ele não quer simplesmente "re-postar" o conteúdo, ele quer adicionar o "toque" da sua Loja, seja o logotipo, endereço, telefone ou outras informações.

Além disso, é muito comum ter uma rede de parceiros em várias regiões do país e até do mundo, portanto um mesmo material pode fazer sentido para uma Revenda no Sul, mas não fazer o menor sentido para uma Loja que esteja no Norte.

Segurança e Consistência da Marca

A questão da segurança deve ser olhada por 2 pontos de vista:

1. O primeiro refere-se a segurança em si das ferramentas sendo utilizadas, já que não é possível configurar exatamente o que cada usuário pode ver ou fazer, ainda mais considerando usuários internos e externos.

2. Em outro ponto de vista, como o parceiro não tem uma ferramenta altamente intuitiva, fácil, atualizada e homologada para encontrar - não somente um - mas todos os materiais disponíveis, o que acontece?

Ele acaba não usando os materiais, ou usam de maneira incorreta, criando peças ou buscando na própria internet, o que são violações graves em relação à consistência de marca e estratégia de branding.

Falta de uma imagem mais Profissional

Sempre que um parceiro acessa um material da sua marca ele vai estar em um ambiente "genérico", passando a impressão de que não há um sistema, uma estrutura própria ou até uma preocupação da área com este processo.

E por mais que não seja verdade, a impressão é a que fica.

Em pleno século 21, precisamos de dados!

Os materiais estão sendo usados? Por quem? Onde, Quando? Quais materiais funcionam melhor? Quais não foram bem recebidos?

Sem responder a estas e outras perguntas através de dados e relatórios, o marketing não consegue traçar estratégias de evolução contínua.

"Um parceiro nosso estava com o desempenho de vendas abaixo da média. Fui conferir então o engajamento dele com o nosso Portal de Conteúdos, e ele estava utilizando muito pouco os nossos materiais comparado a parceiros do mesmo porte/região. Dessa forma, com uma pequena ação de incentivo o parceiro começou a utilizar mais os nossos materiais e estratégias de marketing. Consequência? Aumento expressivo no engajamento e cerca de 20% de aumento nas vendas, após 1 mês." - Vanusa M. / Coordenadora de Marketing

Qual a melhor ferramenta para este cenário?

A melhor forma de responder isso é basicamente avaliando o "tamanho" da sua necessidade atual.

Pois se o seu time ainda lida com uma quantidade pequena de arquivos e possui poucos parceiros que precisam acessar estes materiais, faz sentido utilizar sistemas mais simples, já que a demanda ainda não é um problema.

Uma questão importante a ser avaliada é o "aumento da demanda", pois se você já sabe que a quantidade de materiais produzidos - tanto internamente quanto por agências - vai crescer, ou ainda se o número de parceiros vai aumentar, já está na hora do seu time se preparar, migrando para uma plataforma mais robusta, como a Assetway.

5 Dicas para uma melhor Distribuição de Materiais de Marketing para Parceiros

Agora que você já entendeu o que são materiais de marketing, quem são os parceiros e a importância de uma distribuição bem estruturada, vamos às 5 dicas práticas para você potencializar o trabalho do marketing, otimizar o relacionamento com os parceiros e é claro, aumentar vendas!

1 - Não deixe os arquivos organizados em pastas e sub-pastas

A melhor maneira de organizar uma quantidade grande de arquivos é usando uma plataforma com campos personalizados, parecido com uma loja virtual. Nesse modelo, o usuário vai navegar pela "loja virtual" da sua marca, explorando todas os materiais de marketing disponíveis usando buscas e filtros.

Já está mais do que provado que usar um sistema de pastas tradicional não é escalável, então o modelo de "loja virtual" se torna o ideal, pois a maioria das pessoas já está acostumada com ele.

Na Assetway por exemplo, o cliente pode customizar a classificação dos materiais de acordo com a sua própria nomenclatura e estrutura, sendo totalmente flexível.

2 - Automatize o processo de customizações simples para cada parceiro

Um grande gargalo de times de Marketing & Comunicação é não ter mão-de-obra para personalizar materiais para determinados parceiros, o que certamente aumentaria o alcance do marketing.

Mas é claro que não podemos deixar o parceiro com total liberdade de criação.

Portanto, a dica essencial é automatizar este processo em plataformas como a Assetway, que a partir de modelos homologados, são automaticamente customizados com as informações de cada parceiro, garantindo a consistência de marca.

3 - Não se esqueça da segurança

A segurança também tem a ver com a experiência dos usuários, pois se você consegue organizar os arquivos em uma única plataforma e ainda assim disponibilizar somente os materiais corretos para cada usuário, isso simplifica e facilita a navegação.

Novamente, em uma estrutura tradicional de pastas é muito difícil atingir este objetivo, então não aconselhamos esta estrutura.

E ainda que parte dos arquivos vão se tornar públicos de qualquer jeito, existe uma gama de materiais que não devem ser disponibilizados para todos.

Existem campanhas que devem expirar automaticamente após um período.

Você também vai precisar automatizar a expiração de usuários, para controlar de forma automática o acesso de parceiros, freelancers, agências e outros.

Outra ação comum é aplicar políticas de trocas de senhas, tudo isso visando a segurança e a consistência de marca.

Então procure plataformas que possuam recursos avançados de segurança e automação!

4 - Use dados para tomar decisões estratégicas

Em pleno século 21 é indispensável utilizarmos dados para tomar decisões mais estratégicas.

Na Assetway, por exemplo, você tem à disposição relatórios e dados que são coletados automaticamente e podem ser consultados de forma muito rápida, para que você não precise dedicar tempo para esta tarefa, que é deve ser muito simples e flexível. As aplicações práticas são várias

  • Compare dados de engajamento do parceiro com suas vendas. Isso é ótimo para realizar pequenas ações de incentivo, mas baseado em dados!
  • Veja o engajamento com filtro de parceiros, grupos ou Portais
  • Veja quais são os materiais mais populares entre seus parceiros e use essa inspiração para próximas campanhas
  • Da mesma forma, identifique materiais que não tiverem uma boa performance
  • Descubra o que está sendo mais buscado na plataforma (inclusive o que está sendo buscado, mas não encontrado)

5 - Transmita uma imagem mais Profissional

A experiência do parceiro com a sua marca é um ponto muito importante, pois ele influencia diretamente em como o parceiro enxerga a sua marca.

Partindo deste princípio, disponibilizar materiais em ferramentas comuns e genéricas infelizmente não transmite uma imagem profissional.

E o conjunto de elementos que fazem essa imagem não é somente a identidade visual, mas todos os recursos que uma plataforma robusta oferece.

Muitas vezes o parceiro comercial trabalha com várias marcas, e com certeza ele dará atenção especial aquelas que tiverem uma plataforma mais fácil, atualizada e bem organizada.

Uma maneira simples de fazer isso é criar um Portal da Marca com a identidade visual correta (inclusive no caso da empresa atuar com várias marcas).

Desse modo o parceiro também entende que a sua marca está investindo na parceria, e consequentemente ele começa a investir mais também, o que sempre será benéfico para ambas as partes.

Já conhece a Assetway?

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